terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Barriga d'agua - Equistossomose

A ocorrência da chamada Barriga d´água em cães deve merecer especial atenção e cuidado do criador ou proprietário do animal, já que pode significar doença grave e muitas vezes contagiosa, não apenas para outros animais como também inclusive para o homem, e neste último caso tratando-se de uma zoonose.
Quando presente, além do ventre do animal apresentar-se aumentado de volume, esse aumento de volume muda de localização quando é levantado o animal, por exemplo, apenas sua porção anterior do corpo, quando então se nota que esse aumento de volume desloca-se para a parte mais baixa do abdome. Colocando-se as mãos espalmadas, uma de cada lado do ventre do animal e com ligeira pressão, nota-se flutuação no interior do abdome, o que comprova estar o ventre contendo líquido, líquido esse denominado ascítico, já que a Barriga D´água é cientificamente denominada ASCITE.
Para se saber da natureza desse líquido, o que inclusive serve de teste comprobatório da ASCITE, é necessária punção com uma agulha grossa ou mesmo um trocater da cavidade abdominal, e assim obtendo-se o líquido chamado ascítico, que servirá para os testes em laboratório da natureza da doença. A simples mensuração de sua densidade, o que é chamado de Prova de Rivalta, serve de meio diagnóstico para se sabe se esse líquido é um EXSUDATO, portanto resultante de uma inflamação existente na cavidade, ou de um simples TRANSUDATO, e neste último caso conseqüente a alguma doença chamada orgânica. Em ambos o caso, deve então ser pesquisada a causa da ascite, que na realidade é um sintoma de outra doença, e não uma entidade nosológica própria. Solicite de seu Médico Veterinário que efetue esses necessários exames complementares, para elucidação da causa real do mal, e assim tornar possível seu tratamento conveniente.
Algumas doenças parasitárias com sede no fígado são a causa mais freqüente em animais novos, da ascite, podendo serem encontrados os parasitas no sedimento do líquido ascítico, como é o caso por exemplo, da Tênia Equinococus. Porém não são unicamente vermes que podem determinar a ascite, pois existem outras causas inclusive infecciosas, daí fazer-se necessária pesquisa acurada do líquido ascitico, e em alguns casos cultura do esmo em meios bacteriológicos de cultivo apropriados para elucidação diferencial diagnóstica.
Casos de tuberculose digestiva são em cães outras possibilidades de aparecimento de Ascite. Inflamação peritonial (peritonite), também determinam o mal. Tumores localizados no fígado, ou outros órgãos de localização abdominal, também levam ao aparecimento da Barriga D´água, daí somente um acurado exame geral do animal, acompanhado de testes complementares para elucidação diagnóstica.
Algumas doenças orgânicas, como, por exemplo, à insuficiência cardíaca, também pode levar ao aparecimento de ascite, motivo pelo qual só um Médico Veterinário tem condições de elucidação da causa real do mal, para seu conveniente tratamento, além de orientação de seu proprietário quanto aos riscos da doença por ventura existentes, inclusive sua possibilidade de contágio humano.

Carmello Liberato Thadei (Médico Veterinário - CRMV-SP-0442).

50 comentários:

  1. bom tenho uma biagle com 4 anos aprximadamente !!
    ela entro no ciu e depos aparecu com essa doença barriga da agua acho que é infcçao no utero !
    o que vc pode me aconcelhar??
    dotor!!

    ResponderExcluir
  2. bom dia tenho um cachorro com 3 anos e sofre de barriga d'agua. falta apetite, o mesmo defeca com odor muito forte,e igual a primeira iten deste leitura começa no estomago e depois vemos que esta assinalado em outra parte. como devo fazer para quer essa barriga diminuar deste cão. obs o mesmo e vira lata

    ResponderExcluir
  3. tenho uma cadela de 2meses,a mesma apresenta o problema.O que me acoselha diante desta patologia?

    ResponderExcluir
  4. qualll oo melhorr remedio praa aa barriga d´agua
    quall aa melhor sugestão a fazer

    ResponderExcluir
  5. NO inicio tratamento e correto que o cão tome diuretico para aliviar o acumlo de liquido da cavidade abdominal?

    ResponderExcluir
  6. to mto peocupada com a barriga dagua do meu dandan sofro junto com ele o que devo fazer
    o vetrinario ja medidou e passou digoxcina e nada melhorou.

    ResponderExcluir
  7. meu dandan ja é bem velho nao sei ao certo a idade mas da pra ver que ja caiu uns dentes.pequei ele na rua me ajude a curar o dandan ja dei mto dinheiro pra veterinario e nada melhorou.

    ResponderExcluir
  8. tenho uma cadela de 8meses,a mesma apresenta o problema.O que me acoselha diante desta patologia?

    ResponderExcluir
  9. Tenho um pit bull com 9 meses, a aproximadamente um mês a barriga dele começou a crescer do nada. agora esta muito inxada, ele parou de comer, e esta mais triste ultimamente, porém não apresenta nenhum encomodo com a barriga. será que o Senhor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um pit bull com 9 meses, a aproximadamente um mês a barriga dele começou a crescer do nada. agora esta muito inxada, ele parou de comer, e esta mais triste ultimamente, porém não apresenta nenhum encomodo com a barriga. será que o Senhor poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdi um chow chow assim, era doença do carrapato...

      Excluir
  11. Tenho uma cadela com 4 meses de idade e ja a um ou 2 meses apresenta essa dilatação no abdome. O apetite dela nao mudou muito e o abdome as vezes está mais dilatado as vezes desaparece o inxasso. Não sei mais o que fazer, visto que a irma dela faleceu a uns 2 meses aproximadamente do mesmo sintoma. Cada veterinário diz uma coisa diferente a respeito da doença. Gostaria de saber o que fazer =/
    Estamos medicando ela com rico composto, para controle de nematoides e cestoides...

    ResponderExcluir
  12. Para Carinne:
    É praticamente impossível um diagnóstico sem exames clínicos, por isso aconselho a prurar um Hospital Veterinário, pois lá ela será examinada não por um, mais por uma junta de profissionáis que certamente chegarão a um consenso sobre seu problema. Obrigado por acessar MUNDO PET

    ResponderExcluir
  13. nagila manssur sou cuidadora e meu cachorrinho de 2 anos achado na rua ta com poblema de barriga dagua ja não sei o que fazer moro no rj penha peço um conselho pois não tenho muintas posse obrigado

    ResponderExcluir
  14. meu animal que peguei na rua ta com barriga dagua pelo amor de deus me ajude sou cuidadora tenho 20 animais como proceder ja gastei muinto

    ResponderExcluir
  15. tenho um cachorro de 7 meses e axo que ta com barriga dagua o que faço?

    ResponderExcluir
  16. barriga d ´agua da anemia e a barriga fica dura ou mole porfavor respondam pq eu nao sei mas o q fazer obrigada

    ResponderExcluir
  17. tenho um cachorro que nao esta se alimentado esta so tomado agua e tbm esta ficado magro

    ResponderExcluir
  18. a cachorrinha dos meus filhos esta com o abdomem muito dilatado parece ser agua ela continua se alimentando bem ,mas esta com dificuldade de se locomover ela esta emagrecendo ...ja dei remedio de vermes ja apliquei duas doses de vencomax 8 agora tem mais uma dose ...para ser aplicada .o q eu faço por favor ...moro no sitio..

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.. Meu cachorro estava bem, n aparentava nenhum destes sintomas sitados, ontem do nada ele morreu, acordou cm a barriga enorme e vomitava agua, levamos no veterinário e o msmo informou que ele estava cm barriga d'agua, 10mn apos chegar em casa ele faleceu, foi um baque para todos, ele era mto querido pela familia, e aparentemente estava bem de saude, brincalhão, amigo fiel, saudavel do nda se foi.

    ResponderExcluir
  20. como higienizar ambiente com cão doente e se é preciso isolar dos demais, e tambem se é contagioso para o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ovos do S. mansoni são eliminados pelas fezes do hospedeiro infectado (homem). Na água, eclodem, liberando uma larva ciliada denominada miracídio, que infecta o caramujo. Após 4 a 6 semanas, abandonam o caramujo, na forma de cercária, ficando livres nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas pelas cercárias é a maneira pela qual o indivíduo adquire a esquistossomose. Se informe melhor com o seu veterinário, mas à princípio o contágio não ocorre diretamente de um indivíduo para outro. Obrigado por acessar.

      Excluir
  21. Doutor , minha cadela tem 3 anos e ela teve ascite , ela fez drenagem mais após alguns dias voltou novamente a doença , tem cura ?

    ResponderExcluir
  22. Tenho um pincher filhote de 2 meses, e ele está com barriga d'agua, o veterinário condenou ele, falando que ele não tem cura( e esse veterinário é muito ruim), mas eu soube que tem! Por favor estou apavorado! A barriga dele está crescendo cada vez mais! Me ajudem por favor! Preciso curar ele! Eu me apeguei ao cachorro! O que você(s) me aconselham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícilavaliar, mas primeiramente você deve procurar outro veterinário. obrigado por acessar.

      Excluir
  23. minha cachorra esta com barrida d'agua parece q vai expludir de tao grande ela e uma boxer

    ResponderExcluir
  24. Meu cachorro esta com barriga d'agua inicio de pneumonia e infecção urinaria faço dreno d Barriga dele e ele não senti fome nem sede só depois do dreno é que ele bebe um pouco de agua como faço para curar ele?

    ResponderExcluir
  25. tenho um filhote de pincher que te 40 dias levei ao veterinario e falou que ele tem barriga d,agua fez o dreno e não saiu nada na ceringa,mais depois começou a sair no furo da agulha. estou muito preocupada pois não sei se tem cura ou não por favor me responde.

    ResponderExcluir
  26. minha cadela da raça shihtzu entrou no cio , cruzou mas apareceu morta antes de pari, resolvir abri-la para ver se tinha filhotes vivos e para minha surpresa a barriga dela tava cheia de agua nao tinha filho so agua, isso e ascite? se for o que transmite? cura ou tratamento?por favor responda para o e-mail waldirjunior25@yahoo.com

    ResponderExcluir
  27. meu cachorro com menos de 1 ano pode estar com barriga d'agua tem algum remedio pra mim da pra ele?

    ResponderExcluir
  28. Bomm,Tenho um Lhasa Apso ele tem Aproximadamente 4 meses e está com o abdomen mt inchado acho que é ascite,pois ele de um tempo pra cá nao quis mais comer,não anda só quer ficar deitado num cantinho, e quando defecta ou urina ele defecta e urina ele mesmo,tá mt triste e ficou mt magro e a barriga inchada,já fiz de tudo e nada me digam algum remédio que sirva pra da pra ele? será possível que ele ira morrer? me deem dica urgente pff??

    obrigada!

    ResponderExcluir
  29. tenho uma cadela com 4 messes estar com bariga D´ aguá o que eu posso fazer para melhora ela por favor mi ajude estou desesperado !!!

    ResponderExcluir
  30. tenho uma cadela com 4 messes estar com bariga D´ aguá o que eu posso fazer para melhora ela por favor mi ajude estou desesperado !!!

    ResponderExcluir
  31. tenho um cachorro de 1 ano e 3 meses a barriga dele esta muito enxada já levei ele no veterinário e falou que é barriga d´agua passou medicamento deu uma diminuída estou preocupada tenho uma filha de 2 anos é muito apegada a ele eu também estou com medo não quero que seja grave me ajude como posso tratar.

    ResponderExcluir
  32. bom dia gostaria muito mim agudasem tenho um cachorrinho de 3 meses e ele esta muito mal,estava esses dias com a barriga com muita agua,quando foi hoje ele amanheceu com a barriguinha seca perem ele não se levanta mais nao reage nada dei soro a ele, pois nao tenho condisoes de levalo ao veterinariu, o que deveo fazer para salvar meu lindo caozinho?que remediu devo dar a ele? mim agudem....

    ResponderExcluir
  33. bom dia gostaria muito mim agudasem tenho um cachorrinho de 3 meses e ele esta muito mal,estava esses dias com a barriga com muita agua,quando foi hoje ele amanheceu com a barriguinha seca perem ele não se levanta mais nao reage nada dei soro a ele, pois nao tenho condisoes de levalo ao veterinariu, o que deveo fazer para salvar meu lindo caozinho?que remediu devo dar a ele? mim agudem....

    ResponderExcluir
  34. tantas perguntas e nenhuma resposta porq?

    ResponderExcluir
  35. tantas perguntas e nenhuma resposta porq?

    ResponderExcluir
  36. Meu cachorro deu barrriga d agua quais os cuidados.que devo toma

    ResponderExcluir
  37. boa tarde, doutor preciso de ajudar tenho o skistu que tem a idade de 6anos, faz uns 4dia que venho perceber que esta com a barriga enorme, falta ar, quieto, come pouco, e nao brinca mais....o que faco me ajuda..

    ResponderExcluir
  38. boa noite,Doutor tenho um pastor alemao com 1 ano e 6 meses a 5 dias tem andado triste,nao come e nem brinca com outros caes,desde ontem tenho notado a sua barriga inchada e o esqueleto para fora.Peco a sua ideia nao sei o que fazer porque vivo em Mocambique numa zona rural onde nem clinica existe para exames e nem tem viterenario estou desesperado peco a sua ajuda ou de qualquer pessoa que possa .Meu e-mail mamadali786@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. boa noite,Doutor tenho um pastor alemao com 1 ano e 6 meses a 5 dias tem andado triste,nao come e nem brinca com outros caes,desde ontem tenho notado a sua barriga inchada e o esqueleto para fora.Peco a sua ideia nao sei o que fazer porque vivo em Mocambique numa zona rural onde nem clinica existe para exames e nem tem viterenario estou desesperado peco a sua ajuda ou de qualquer pessoa que possa .Meu e-mail mamadali786@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, não. é possível fazer nenhum tipo de avaliação sem ver o animal, procure um profissional de sua confiança. obrigado por acessar .

      Excluir
  40. verdade nem levando veterinario vendo o animal da pra fazer a avaliaçao nem com exames , meu cachorro ja fez muito exame e passei ja por mais de 7 veterinario e nada de saber o que ele tem,e continua com barriga de agua, so espero que ele morrer ( sem sofrimento)

    ResponderExcluir
  41. meu cachorro esta com a barriga inchada, e ele emagreceu muito, mas ficou com a barriga inchada e dura, ja dei remedio de verme e nada mudo, gostaria de sabe oque é?

    ResponderExcluir
  42. meu cachorro deu a barriga d' agua ja tomou trés vacinas para o tratamento mais nada adiantou o que eu faço .

    ResponderExcluir
  43. me ajude estou com muita dor do meu cachorro não sei o que fazer.

    ResponderExcluir